sábado, 6 de outubro de 2018

119. REFLEXÕES SOBRE A PÁSCOA: ELE VIVE (6)


REFLEXÃO ENTRE NÓS
119. Reflexões sobre a Páscoa: ele vive (6)

Fortaleza, 1 de abril de 2018
por Aníbal Albuquerque



Por estarmos no domingo de Páscoa gostaria de fazer algumas reflexões para nossa jornada.

Nos artigos anteriores refletimos sobre algumas experiências vivenciadas por Jesus e outros personagens durante a Páscoa. Foram elas: passagem, mudança, liberdade, humildade, traição, negação, aflição, perdão e morte.

Nesse artigo falaremos sobre a ressurreição de Jesus.



ELE VIVE

Os apóstolos após a sua morte, ficaram com medo de serem presos e condenados, e por causa disso procuraram evitar sair ficando trançados em local seguro. Também se sentiam órfãos, desamparados e desolados após a morte do seu Mestre.

No domingo alguns discípulos foram ao túmulo para visitar o Senhor, mas ele não estava mais por lá.

Para ensinar que a morte, do corpo físico, não é nada e que a vida espiritual é a que importa, Jesus apresentou-se durante quarenta dias aos apóstolos e discípulos, continuando seus ensinamentos.

Apresentamos abaixo algumas passagens narradas pelos evangelistas demonstrando alguns acontecimentos a partir do domingo de Páscoa, dia da ressurreição.

“Porém, quando entraram, não acharam o corpo do Senhor Jesus e não sabiam o que pensar. De repente, apareceram diante delas dois homens vestidos com roupas muito brilhantes. E elas ficaram com medo, e se ajoelharam, e encostaram o rosto no chão. Então os homens disseram a elas: - Por que é que vocês estão procurando entre os mortos quem está vivo?” (Lucas 24:3-5, NTLH - Nova Tradução na Linguagem de Hoje). E João 20:11-13, NTLH.

Jesus conversou com Maria Madalena: “Depois de dizer isso, ela virou para trás e viu Jesus ali de pé, mas não o reconheceu. Então Jesus perguntou: - Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando? Ela pensou que ele era o jardineiro e por isso respondeu: - Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo. - Maria! - disse Jesus. Ela virou e respondeu em hebraico: - ‘Rabôni!’ (Esta palavra quer dizer ‘Mestre’.)” (João 20:14-16, NTLH). Também descrito em Marcos 16:9, NTLH.

“[Depois disso Jesus se apresentou com outra aparência a dois discípulos que iam caminhando para o campo.]” (Marcos 16:12, NTLH). Passagem conhecida como o caminho de Emaús, citado inclusive por Lucas 24:13-32, NTLH.

“Naquele mesmo domingo, à tarde, os discípulos de Jesus estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus. Então Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: - Que a paz esteja com vocês!” (João 20: 19). Em Marcos 16:14, NTLH e Lucas 24:36-49, NTLH.

Na primeira visita de Jesus aos apóstolos, Tomé não estava, por isso não acreditou no que falavam. Então se dá o encontro de Jesus com Tomé: “Uma semana depois, os discípulos de Jesus estavam outra vez reunidos ali com as portas trancadas, e Tomé estava com eles. Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: - Que a paz esteja com vocês! Em seguida disse a Tomé: - Veja as minhas mãos e ponha o seu dedo nelas. Estenda a mão e ponha no meu lado. Pare de duvidar e creia!” (João 20:26-27, NTLH).

Jesus apareceu a sete discípulos: “Depois disso, Jesus apareceu outra vez aos seus discípulos, na beira do lago da Galiléia. (...). De manhã, quando começava a clarear, Jesus estava na praia. Porém eles não sabiam que era ele. Então Jesus perguntou: - Moços, vocês pescaram alguma coisa? - Nada! Responderam eles.” (João 21:1, 4-5 NTLH).


REFLEXÃO

Quanta beleza e esperança Jesus nos traz a partir desse momento, incluindo o auxílio de outros espíritos elevados espiritualmente, que se apresentaram, sendo visto por Maria de Madalena, por exemplo.

Consolando seus discípulos e apóstolos ele nos mostrou não os abandonou. Pois ele vive, vive em espírito, conforme nos ensina a doutrina dos espíritos. Ele trouxe o conforto para os que estavam se sentindo abandonados e amargurados.

Há um outro aspecto que gostaria de destacar nas passagens acima, onde durante quarenta dias a partir do domingo de Páscoa ele foi visto, conversou, foi tocado e alimentou-se.

Tudo isso sendo possível por causa da existência do perispírito, elemento fluídico que envolve o espírito, o qual possui algumas propriedades.

Dentre elas destacamos aqui a que permite que o espírito se torne visível pelos presentes como ocorreu com Jesus. Podendo inclusive se tornar tangível, como foi na presença de Tomé, ou então tomar adquirir outra forma ficando irreconhecível, como ocorreu com Maria de Madalena, no caminho de Emaús e na praia com sete dos discípulos. Passagens citadas acima.

Também é descrito por duas vezes que Jesus apresentou-se no meio dos apóstolos apesar da porta estar trancada, fenômeno de transposição do espirito por obstáculos e aparição em local e no momento desejados.

Além dos fenômenos espirituais citados acima, é importante refletir sobre Jesus, os seus ensinamentos e exemplos, demonstrando a imortalidade da alma, referendando a necessidade de a cada dia nos sentirmos mais próximos dele, pois ele está e estará sempre conosco.

A importância de tê-lo em nosso coração e mente em todos os momentos da vida, tanto de felicidade como de dor, de saúde e doença. E

Temos que ter a certeza de que tempos melhores virão, dos quais devemos ser protagonistas na realização dessa mudança, dessa passagem e libertação do ser de luz que há dentro de nós, buscando a cada dia matar em si o homem velho para que o homem novo renasça. Na psicografia de Santo Agostinho publicado por Allan Kardec na Revista Espírita, de abril de 1862 ele nos fala: “Espíritas! Despojai-vos, portanto, do homem velho, pois é ao homem velho que farão sofrer.”

Para finalizar essa edição especial de Páscoa, deixo de presente esse vídeo contendo a mensagem que buscamos refletir nesses seis artigos. Peço desculpas se me tornei longo, mas busquei refletir sobre cada momento que tive meditando sobre as ocasiões que Jesus e todos aqueles que conviveram à época passaram, durante aquela semana que mudou o rumo da história.

Lembremos disso: ELE VIVE!


FICHA TÉCNICA:
Texto - Aníbal Albuquerque
Arte - Weyne Vasconcelos
Revisão -

ONDE ESTAMOS:
Facebook - @entre2nós
YouTube - entre nós   
Blog - entre2nos.blogspot.com.br     
E-mail - entre2nos@gmail.com
Instagram - entre2nos

Nenhum comentário:

Postar um comentário