sábado, 6 de outubro de 2018

115. REFLEXÃO SOBRE A PÁSCOA (2)


REFLEXÃO ENTRE NÓS
115. Reflexões sobre a Páscoa (2)

Fortaleza, 30 de março de 2018
por Aníbal Albuquerque


Por estarmos na semana da Páscoa, na sexta-feira santa, gostaria de fazer algumas reflexões para esse momento de elevação espiritual.

Reflexões sobre passagem, mudança, liberdade, humildade, traição, negação, aflição, perdão, morte e vida.

No artigo anterior falamos da Páscoa judaica e o seu significado, nesse artigo falaremos da Páscoa cristã, pois nós espíritas também somos cristãos.

Como referência trazemos o questionamento de Allan Kardec, codificador da doutrina espírita, em O Livro dos Espíritos, “625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?” A resposta foi simples e profunda, “Jesus.”

Jesus em sua vida, principalmente, a partir dos seus 30 anos, nos trouxe profundos ensinamentos. E hoje, nessa sexta-feira santa, quando nos interiorizamos e meditamos por sua passagem entre nós, é oportuno e apropriado refletirmos sobre a sua última semana conosco, antes da morte do seu corpo físico.


HUMILDADE

Na quinta-feira, durante a Santa Ceia, após Jesus anunciar mais uma vez que era chegada a sua hora, que aquela seria a última refeição que fariam juntos, ele observou uma discussão à mesa: “Os apóstolos tiveram uma forte discussão sobre qual deles deveria ser considerado o mais importante.” (Lucas 22:24, NTLH - Nova Tradução na Língua de Hoje). Então ele falou “(...) o mais importante deve ser o menos importante; e o que manda deve ser como o que é mandado.” (Lucas 22:26, NTLH).

Em outro momento da ceia Jesus nos dá outra lição de humildade e de igualdade entre as pessoas, entre irmãos: “Então ele se levantou, tirou a sua capa, pegou uma toalha e amarrou na cintura. Em seguida pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha.” (João 13:4-5, NTLH). E após lavar os pés, ao sentar-se à mesa, ele disse: “(...) - Vocês entenderam o que eu fiz? Vocês me chamam de ‘Mestre’ e de ‘Senhor’ e têm razão, pois eu sou mesmo. Se eu, o Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz.” (João, 13:12-15, NTLH).


REFLEXÃO

E para nós qual é a lição que fica desse exemplo de Jesus? O que podemos fazer nesse período de Páscoa para mudar pelo menos um hábito? Jesus nunca perdeu a oportunidade de nos ensinar, mesmo durante a sua última refeição.

Que tal se deixarmos nossos comentários?

A Páscoa é para ser vivida todos os dias, por isso, FELIZ PÁSCOA!


FICHA TÉCNICA:
Texto - Aníbal Albuquerque
Arte - Weyne Vasconcelos
Revisão -

ONDE ESTAMOS:
Facebook - @entre2nós
YouTube - entre nós   
Blog - entre2nos.blogspot.com.br     
E-mail - entre2nos@gmail.com
Instagram - entre2nos

Nenhum comentário:

Postar um comentário