sábado, 22 de agosto de 2015

21. O telefone só toca de lá para cá

CONVERSANDO SOBRE MEDIUNIDADE

21. O telefone só toca de lá para cá

 

Fortaleza, 12 de agosto de 2015

 

 

“(...) pode suceder que os fenômenos não se dêem quando mais desejados sejam, (...)." Allan Kardec, em O Livro dos Médiuns, capítulo 3, do método.

 

 

Quando se trata de fenômeno mediúnico, todos nós temos que ser cautelosos, pois não podemos afirmar ou dar garantia de que o fenômeno sempre ocorrerá quando e onde desejamos. Bem como o fenômeno poderá ocorrer contrário ao nosso desejo, em hora e local inadequados, por desconhecimento ou falta de controle do médium.

 

Independente do tipo da manifestação, se de efeitos físicos ou se de efeitos inteligentes, ela tem origem com o Espírito desencarnado, ao desejar realizar o fenômeno, e não por vontade do médium.

 

Chico Xavier não cansava de repetir a frase "o telefone só toca de lá para cá", demonstrando que o médium ostensivo é somente o medianeiro, o meio, o canal por onde ocorre o fenômeno e não o seu causador.

 

Se o Espírito desencarnado não desejar realizar o fenômeno mediúnico de efeitos físicos ou comunicar-se, não teremos um intercâmbio mediúnico.

 

Essa é uma das causas pelas quais os cientistas não aceitam o aspecto científico da doutrina espírita, porque segundo as premissas da ciência, para que um experimento científico seja aceito é necessário que possa ser repetido, caso outra pessoa seguindo as mesmas condições e sequência de passos.

 

Kardek comenta sobre isso na Introdução de O Livro dos Espíritos: “As ciências ordinárias assentam nas propriedades da matéria, que se pode experimentar e manipular livremente; os fenômenos espíritas repousam na ação de inteligências dotadas de vontade própria e que nos provam a cada instante não se acharem subordinadas aos nossos caprichos. As observações não podem, portanto, ser feitas da mesma forma; (...).”

 

O convite para hoje é: estudemos mais a ciência espírita para melhor compreendê-la.

 

Permaneçamos em paz!

 

 

Ficha técnica:

Texto - Anibal Albuquerque

Arte da marca - Weyne Vasconcelos

Revisão - Idejane de Melo

Mídias sociais - Marcos Lima Domingues


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