domingo, 25 de setembro de 2016

77. Um minuto para mim (parte 4)


REFLEXÃO ENTRE NÓS
77. Um minuto para mim (parte 4)

Fortaleza, 28 de agosto de 2016
por Aníbal Albuquerque


"Quanto mais cuido bem de mim mesmo, menos ressentimentos e raiva sinto e mais carinhoso me torno comigo mesmo e com os demais." Dr. Spencer Johnson

Tenho recebido comentários dos textos enviados anteriormente, quando convido a cada um reservar um minuto do seu dia para cuidar de si.

Eis um dos comentários: "É muito difícil, eu não consigo!". Outra pessoa, que demonstra ser uma grande mãe cuidando de todos, disse: "Cuidar de si é tão difícil, Aníbal. Eu me vejo tendo que cuidar de muitos e geralmente eu me anulo em detrimento do outro. (...).". Alguém falou assim: "Estou começando a reservar esse tempo para mim.".

Para cada uma dessas pessoas, o que posso falar é: experimente e verá a diferença. Se você já é tão boa para as outras pessoas, mesmo sem cuidar de si, imagino quando você começar a cuidar mais de si! As pessoas sentirão com maior intensidade o amor que você tem para dar.

Foi interessante que a primeira pessoa citada respondeu após o meu comentário: "Vou tentar, quem sabe seja mais simples do que penso.". Respondi : "Isso! Esse é o passo inicial. É o começo de tudo. O segredo está em fazer, agir!". Quem comentou que havia iniciado, respondeu: "Estou me sentindo mais satisfeita.".

Reforçando o que estou falando, vejamos esse trecho do livro do 'Um minuto para mim': "(...) acreditamos erroneamente que devemos sempre por os outros em primeiro lugar e a nós por último. A verdade é que precisamos equilibrar nossos interesses com os dos demais.".

Outro aspecto tem a ver com as crença de merecimento. É como se a pessoa não fosse merecedora e, por isso, não posso cuidar de si, tendo que dar atenção ao outro para não se sentir egoísta. Só lembrando que não é disso que estou falando.

A importância desse 'um minuto para mim' tem a ver com o exercício da auto-observação. Inicia-se justamente no momento de silêncio, independente do tempo que leve. Com o exercício, a pessoa pode prestar mais atenção ao que está fazendo ou deixando de fazer por si. Ao Observar os próprios pensamentos e comportamentos, poderei ficar incomodado ou não, decidir mudar... quem sabe?

Para finalizar deixo esta pergunta: QUAL O SEU MELHOR EU?

Paz e Luz!


Onde estamos:
Facebook - entre2nós
Instagram - entre2nos
YouTube - entre nós   
Blog - entre2nos.blogspot.com.br     
E-mail - entre2nos@gmail.com
Twitter - @entre2nos

Texto - Aníbal Albuquerque
Revisão - Idejane de Melo
Criação da marca - Weyne Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário