CONVERSANDO SOBRE MEDIUNIDADE
11. A comunicação entre mortos e vivos
Fortaleza, 3 de maio de 2015
Meus irmãos,
Que a paz do Mestre Jesus esteja entre nós!
A comunicação entre vivos (encarnados) e mortos (desencarnados) sempre existiu e os registros históricos remontam aos Vedas, na Índia, à China milenar, aos egípcios, aos gregos, com os Druidas bem como a outras culturas. Para uma leitura mais aprofundada sugerimos o artigo "A antiguidade da comunicação dos Espíritos" no Portal do Espírito no endereço indicado ao final do texto.
No Antigo Testamento encontraremos passagens relatando o intercâmbio entre mortos e vivos e as pessoas que revelavam essa interação eram chamadas de profetas, videntes e adivinhos. Essa comunicação ocorre independentemente de idade, credo, condição moral ou social.
Lamentavelmente, nós desvirtuamos os dons que possuímos e passamos a fazer mal uso deles. Em Deuteronômio nos deparamos com a seguinte afirmação de Moisés: "Nunca exista entre vós quem consulte adivinhos, quem observe sonhos e agouros, quem use de malefícios, sortilégios, encantamentos, ou consultem os que têm o Espírito pitônico e se dão a práticas de adivinhação interrogando os mortos.", (Cap. 13, vv. 10, 11 e 12.). Moisés estava, com isso, procurando inibir a prática de se cobrar pelo uso da faculdade da mediunidade.
O expositor espírita e juiz de direito, Haroldo Dutra Dias, afirma que no Direito só proibimos algo que existe e que está sendo mal utilizado. Vejamos o que Moisés fala neste outro trecho, demonstrando a necessidade de evitar os abusos: "Não vos desvieis do vosso Deus para procurar mágicos; não consulteis os adivinhos, e receai que vos contamineis dirigindo-vos a eles. Eu sou o Senhor vosso Deus." (Levítico, cap. XIX, v. 31.). "Levando-se em conta que era necessário manter a todo custo, a ideia de um Deus único, Moisés, sabiamente, instituiu a proibição de qualquer evento que viesse a prejudicar essa unicidade divina." (1)
No Novo Testamento encontramos diálogos de Jesus com desencarnados, quando, por exemplo, ele conversa com uma legião de Espíritos que obsidiavam um jovem.
Muitas pessoas possuem mediunidade, mas Infelizmente, por desconhecimento ou descrença, imaginam que se trata de uma doença, de loucura ou de 'obra do satanás'.
Na verdade, essas pessoas necessitam de esclarecimento, atenção, carinho e educação de sua mediunidade. É isso que as casas espíritas oferecem no curso de educação mediúnica.
Esperamos que goste deste material, participe do entre nós com exemplos, perguntas e sugestões.
Paz e Luz!
Fonte:
1. Comunicação com os mortos na Bíblia, autoria Paulo da Silva Neto Sobrinho, agosto/2004. Pesquisado em 01/06/2015, www.espirito.org.br, Portal do Espírito.
Link: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/unidual/curso/curso-13.html
Aula 2. Mediunidade: o que é e como praticá-la
Glossário: Pitônico - adivinho
Ficha técnica:
Texto - Anibal Albuquerque
Arte - Weyne Vasconcelos
Revisão - Idejane de Melo
Mídias sociais - Marcos Lima Domingues
Nenhum comentário:
Postar um comentário