domingo, 28 de agosto de 2016

72. Um minuto para mim


REFLEXÃO ENTRE NÓS
72. Um minuto para mim

Fortaleza, 27 de agosto de 2016
por Aníbal Albuquerque


Que o amor do Mestre Jesus esteja entre nós.

Recentemente li o livro "Um minuto para mim", do Dr. Spencer Johnson, autor de outros livros interessantes.

De imediato, o seu título chamou-me a atenção, percebi uma grande sacada e fiquei curioso sobre como o autor iria fazer-me viajar pelo meu interior. De leitura fácil e agradável, fui levado a muitas reflexões e aprendizados.

O convite de hoje é para que você viaje também para dentro de si e busque a beleza que existe somente dentro de você, a sua beleza interior.

Busco em minha vida pautar-me no maior ensinamento da lei de amor que o Cristo nos presenteou, quando ele diz que toda a lei e os profetas estão contidos na frase: "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com primeiro: Ame os outros como você ama a você mesmo. Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos." (Mateus 22:37-40, versão bíblica Nova Tradução para a Língua de Hoje - NTLH). Os demais mandamentos foram descritos porque nós não compreendíamos o valor contido nos dois primeiros, necessitando dos outros oito para deixar mais claro como devemos nos pautar perante o nosso próximo.

Depois de amar a Deus e antes de amar ou de cuidar do próximo, eu devo cuidar de mim, pois somente assim, ao me compreender, amar-me, aceitar-me e reconhecer meus pontos fortes bem como as minhas fraquezas, é que terei condições de aceitar o outro.

Esse livro procura despertar a necessidade de "reservar um minuto a fim de parar, pensar e verificar como podemos cuidar de nós mesmos - tão bem e com tanta frequência - como cuidamos dos demais."

Normalmente, quando eu não cuido de mim, eu fico aborrecido facilmente com os acontecimentos da vida, não consigo ter paz de espírito, tenho conflitos em meus relacionamentos pessoais, familiares e profissionais.  Parece que fica faltando algo , há um vazio existencial, um vazio no peito, uma dor que não sei explicar. Muitas vezes causo sofrimento às pessoas e não percebo o que estou fazendo.

Quando eu consigo cuidar de mim, e com isso, eu começo a me amar, eu começo a respeitar e compreender o outro. O autor fala que depois que eu cuido de mim, eu necessito começar a cuidar para que você também se cuide, se ame, pois somente assim você também passará a pensar nas pessoas mais próximas.

O meu convite para hoje é para que você reserve um minuto do seu dia e dê esse presente para si. Pense sobre o que acabou de ler, reflita, medite a respeito. Procure ler o livro.

Para finalizar, trago estas duas frases do livro para sua reflexão: "A boa notícia é que a maneira como cuido bem de mim mesmo é em geral muito boa para as outras pessoas." e "(...) eu me esforçava demais para agradar os outros e esquecia de agradar a mim mesmo." (p.15)

Aguarde que trarei outros artigos falando deste livro.

Paz e Luz!


Onde estamos:
Facebook - entre2nós
Instagram - entre2nos
YouTube - entre nós   
Blog - entre2nos.blogspot.com.br     
E-mail - entre2nos@gmail.com
Twitter - @entre2nos

Texto - Aníbal Albuquerque
Revisão - Idejane de Melo
Criação da marca - Weyne Vasconcelos

domingo, 14 de agosto de 2016

71. Tudo é aprendizado


VIDA ENTRE NÓS
71. Tudo é aprendizado

Fortaleza, 10 de agosto de 2016
por Aníbal Albuquerque

Comumente em minhas aulas ou palestras falo que tudo na vida, mas tudo, são oportunidades que Deus nos dá para o aprendizado.

"Qual é o pai que o filho lhe pede pão e ele lhe dá pedra?" (Mateus 7:9). Neste ensinamento de Jesus como em todos os demais, ele nos demonstra que se temos por nossos filhos um amor incondicional, imaginemos Deus, o Pai supremo, cujo amor é infinito por seus filhos? Deus que é soberanamente justo e bom, sabe das nossas necessidades em direção à nossa evolução espiritual.

Não importa que experiências tenhamos de enfrentar na vida, saibamos que todas são necessárias e não são ao acaso ou fortuitas, sempre há um motivo para aprendizado ou reparação por algo que tenhamos feito à outra pessoa.

Lembremos que nós podemos ser o nosso maior inimigo ou o nosso maior amigo. Tudo dependerá de como cada um de nós resolve pensar e agir.

A nossa atitude faz toda a diferença, ou seja, a maneira como encaramos a vida é a melhor maneira de cuidarmos da nossa vida.

Para uma melhor compreensão do que estamos falando, trazemos este texto cuja autoria é desconhecida, acompanhado por esta imagem.

"Como você se sente...

Como o desenho mostra, são copos iguais...  cheios com a mesma quantidade de água, mas mostra duas reações diferentes.

Enquanto uma pessoa se afoga, outra flutua. Sabe por que isso?

Porque não são as situações que roubam a nossa paz, mas a nossa forma de reagir a elas...

Na vida é sempre assim:
Enquanto um reclama do que acontece.. o outro agradece.. Enquanto um se apavora... outro ora... Enquanto um fala mais do que devia... o outro silencia...

Situações parecidas, reações diferentes, diante de um Deus que é o Mesmo para todos.

Aprenda que: as vezes você não pode controlar o que acontece com você, mas pode treinar a forma como reagir diante do que lhe acontece." (Autoria desconhecida)


Onde estamos:
Facebook - entre2nós
Instagram - entre2nos
YouTube - entre nós   
Blog - entre2nos.blogspot.com.br     
E-mail - entre2nos@gmail.com
Twitter - @entre2nos

Texto - Aníbal Albuquerque e complemento de autoria desconhecida
Criação da marca - Weyne Vasconcelos