domingo, 15 de maio de 2016

36. Que tipo de espírita você se define?


CONVERSANDO SOBRE MEDIUNIDADE
36. Que tipo de espírita você se define?

Fortaleza, 30 de novembro de 2015
por Aníbal Albuquerque


Allan Kardec em O Livro dos Médiuns, capítulo 3 - O Método, item 28, subdivide os espíritas em quatro agrupamentos: os espíritas experimentadores, os espíritas imperfeitos, os espíritas cristãos e os espíritas exaltados.

Lendo esses grupos citados, em qual deles você se encontra? Pense um pouco. Não vale pensar somente como você é quando está dentro da casa espírita ou quando se reúne com colegas do espiritismo. Reflita sobre a sua postura diária, em suas atitudes, em suas palavras, em seus pensamentos com o próximo. Como você lida com pessoas de outras religiões? Como é a sua postura no trânsito? Como você reage diante de uma situação conflituosa? Reflita sobre isso.

Vamos então explicar cada um dos tipos de espíritas classificados por Kardec.

O ESPÍRITA EXPERIMENTADOR é aquele em que as manifestações ou fenômenos mediúnicos são os que mais o chamam a atenção. Ele ocupa o maior tempo de sua vida em atribuir o fenômeno mediúnico a tudo ou a quase tudo o que ocorre em sua vida ou na vida das demais pessoas. Prende-se somente ao aspecto da ciência de observação.

No grupo seguinte, nos deparamos com o ESPÍRITA IMPERFEITO, que além do fenômeno, da parte científica, ele compreende também a parte filosófica, mas lamentavelmente, está restrito à teoria. Admira a beleza e a grandeza dos ensinamentos, mas não consegue colocar em prática o que lê, não consegue vivenciar os ensinamentos dos espíritos. "Em nada alteram seus hábitos e não se privariam de um só gozo que fosse. O avarento continua a sê-lo, o orgulhoso se conserva cheio de si, o invejoso e ocioso sempre hostis. Consideram a caridade cristã apenas uma bela máxima" (Allan Kardec).

Ele sabe das consequências dos seus atos, das suas palavras e dos seus pensamentos, mas não faz nada para mudar. Algumas vezes ele conta a seguinte historinha: eu sei que eu estou errado, que eu não devia fazer isso ou dizer aquilo, mas eu sou mesmo assim, não tem jeito. Vou deixar para a próxima vez. Aí eu pergunto: quantas vezes, quantas reencarnações vem repetindo o mesmo modelo mental de pensamento? O mesmo padrão de comportamento? Quando haverá a mudança?  

Sinceramente, que tal fazer algo agora? Que decisão você pode tomar para mudar e aproveitar essa oportunidade de vida AGORA? Essa reencarnação será mais uma vez desperdiçada?

Farei uma pequena inversão na ordem apresentada por Kardec, para falar do grupo dos ESPÍRITAS EXALTADOS. Esse grupo é formado por aquelas pessoas eufóricas, com excesso de confiança. O deslumbramento pela doutrina espírita é tamanho que muitas vezes a pessoa é enganada, ludibriada por Espíritos zombeteiros, mistificadores ou maldosos. Não coloca em prática o ensinamento dos espíritos registrado no preâmbulo de O Evangelho Segundo o Espiritismo, que nos ensina a passar pelo crivo da razão tudo que observamos. Kardec afirma "esta espécie de adeptos é mais nociva do que útil à causa do Espiritismo.".

O quarto e último agrupamento é composto pelos ESPÍRITOS CRISTÃOS. São aqueles que colocam em prática o ensinamento moral dos espíritos. Compreendem que a vida material é passageira, efêmera, que é de aprendizado e de convívio com o outro, sendo uma grande oportunidade de aprendizado e de amor. Buscam fazer o bem e corrigir o mal que existe em si. Kardec arremata afirmando que "a caridade é, em tudo, a regra de proceder a que obedecem."

E depois da apresentação dessa classificação daqueles que seguem a doutrina espírita, lanço novamente a pergunta para a sua reflexão.
Em qual grupo você se identifica?
Em qual grupo você passa a maior parte do seu dia a dia?
Qual a sua disposição para mudar essa realidade?
Sinceramente, o quanto você está disposto a mudar?
O que lhe falta para começar a fazer parte do grupo dos Espíritos Cristãos?
Você continuará a contar historinhas, a dar desculpas para não mudar?
Você continuará a postergar, para outra existência, para outra reencarnação essa mudança?
Vai mesmo desperdiçar esse presente Divino que é a sua vida, especificamente essa reencarnação?
Tire um tempo para refletir sobre os ensinamentos dos espíritos para todos nós.

Fique em paz!


Ficha técnica:
Texto - Anibal Albuquerque
Criação da marca - Weyne Vasconcelos
Revisão - Idejane de Melo
Mídias sociais - Marcos Lima Domingues
Colaboração criativa - Filipe de Melo

Onde estamos:
facebook.com/entre2nos   
entre2nos.blogspot.com.br     
entre2nos@gmail.com  
YouTube/entre nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário