sábado, 28 de novembro de 2015

32. As forças motrizes do Universo: o pensamento e a vontade

EDIÇÃO ESPECIAL - PENSAMENTO

CONVERSANDO SOBRE MEDIUNIDADE

32. As forças motrizes do Universo: o pensamento e a vontade

 

Fortaleza, 03 de novembro de 2015

 

 

"Para os Espíritos, o pensamento e a vontade são o que é a mão para o homem."  Kardec, A Gênese, cap. 14 - Os fluídos

 

 

Kardec, por meio dessa frase, demonstra a importância que o pensamento e a vontade têm em nossas vidas. Ao comparar com as mãos do homem, instrumento extremamente utilizado por nós no dia-a-dia, o codificador nos revela sobre a importância que aqueles dois elementos representam na vida dos Espíritos, ou seja, nós. Ou você não se considera um Espírito somente porque neste momento se encontra encarnado?

 

Por meio do pensamento constrói-se a própria vida.

 

Muitas vezes sem que saibamos ou percebamos, de forma inconsciente, estamos lançando nossa criação mental no Universo, no fluído cósmico, onde todos estamos imersos, e assim, sem dar a devida atenção e cuidado, externamos os nossos pensamentos, compartilhando com os outros, encarnados ou não.

 

O Universo traz de volta as modelagens mentais criadas por nós, e dessa forma, damos vida aos nossos pensamentos, alimentando-os insistentemente. E conforme as nossas criações, entramos em sintonia com aqueles que estão na mesma faixa vibratória de sentimentos e emoções, não importando aonde se encontrem e nem em que situação se apresentem, se na matéria ou fora da matéria.

 

Pensamentos positivos constroem realidades saudáveis, enquanto pensamentos negativos constroem realidades doentias, e dessa forma estaremos na companhia daqueles que se encontram na mesma sintonia.

 

O santo indiano, Paramahansa Yogananda nos ensina, no livro Onde Existe Luz: "Mude seus pensamentos, se desejar mudar as circunstâncias da sua vida. Uma vez que é o único responsável por seus pensamentos, somente você poderá mudá-los. Você vai querer fazê-lo, quando compreender que cada pensamento cria as coisas de acordo com a sua própria natureza. Lembre-se de que essa lei atua sempre, e que o que você exibe está sempre de acordo com a espécie de pensamentos que tem habitualmente. Portanto, comece agora a ter apenas os pensamentos que lhe trarão saúde e felicidade." Págs. 115-116

 

Outra força motriz no Universo é a vontade. O pensamento cria, mas é a vontade que dá a intensidade, a sustentação e a satisfação de um desejo. A vontade também dá a direção ao pensamento, atraindo ou repulsando algo na vida.

 

Kardec, na Gênese, no mesmo capítulo citado no preâmbulo desse artigo, nos fala que "Nosso pensamento é um raio que tanto pode conduzir luz edificante como energias deletérias ou destruidoras. Sendo o Pensamento o criador de imagens fluídicas, reflete-se no perispírito como num espelho, tomando corpo e aí se fotografando. Se um homem, por exemplo, tiver a ideia de matar alguém, embora seu corpo material se conserve impassível, seu corpo fluídico é acionado por essa ideia e a reproduz com todos os matizes. Ele executa fluidicamente o gesto, o ato que o indivíduo premeditou. Seu pensamento cria a imagem da vítima e a cena inteira se desenha, como num quadro, tal qual lhe está na mente. É assim que os mais secretos movimentos da alma repercutem no invólucro fluídico. É assim que uma alma pode ler na outra alma como num livro e ver o que não é perceptível aos olhos corporais."

 

Para nossa reflexão: "(...) Assim como nos preocupamos com o valor nutritivo de nossas refeições diárias, deveríamos igualmente considerar o potencial nutritivo do cardápio psicológico que diariamente servimos à nossa mente." Paramahansa Yogananda, Onde Existe Luz. Pág.116

 

 

Glossário:

  • Corpo fluídico - perispírito.
  • Energia deletéria - energia contaminada por pensamentos, sentimentos, emoções e ações doentios, pessimista, negativos.
  • Fluido Cósmico - Os Espíritos ensinam que existem três elementos no Universo: Deus, o Princípio Inteligente e o Fluido Cósmico, este último elemento forma tudo que há no Universo, todos os corpos material e semi material.
  • Imagem fluídica - imagens construída pelo nosso pensamento composta pelos elementos energéticos dos nossos sentimentos. Criações visíveis por algumas pessoas com capacidade de verem no plano material e observadas por Espíritos. Semelhante às imagens projetadas por um datashow, projetor multimídia, cinema etc.
  • Modelagem mental - criações que construímos com os nossos pensamentos. Modelar = dar forma, criar, construir.
  • Perispírito - envoltório fluídico, semi material, corpo fluídico do Espírito, corpo intermediário entre o Espírito e o corpo físico.

 

Ficha técnica:

Texto - Anibal Albuquerque

Criação da marca - Weyne Vasconcelos

Revisão - Idejane de Melo

Mídias sociais - Marcos Lima Domingues

Colaboração criativa - Filipe de Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário