sábado, 28 de novembro de 2015

33. Fluidos do pensamento, miasmas e larvas astrais

EDIÇÃO ESPECIAL - PENSAMENTO

CONVERSANDO SOBRE MEDIUNIDADE

33. Fluidos do pensamento, miasmas e larvas astrais

 

Hoje trazemos um artigo mais profundo sobre o pensamento e suas consequências pelo seu emprego de forma doentia.

 

Esse artigo foi sugerido pelo companheiro de doutrina espírita Robson Costa ao seu grupo mediúnico.

 

"por luzes do bem

18 Abr, 2013

 

Nossos pensamentos são também fluidos que emanamos pela força mental que vezes carregam nossas emoções e assim, lançadas no espaço acabam criando as chamadas formas pensamento.

 

As formas pensamento por nós emitidas são capazes de alcançar pessoas, lugares, animais; costumamos ouvir que as preces emitem energia de amparo e amor a quem se destina e é acertada a afirmação.

 

Pois há uma ligação formada pelo pensamento e a pessoa a que se destina, de forma consciente.

 

Quando, por pensamento desejamos que alguém se saia bem em suas atividades (entrevistas, novo emprego, desejos de melhora e saúde, e refazimento etc.), estamos sim emanando energias que se tranformam em formas pensamento (com um emissor e um receptor). 

 

Se o pensamento for negativo o mesmo ocorre e também formam e enviam ao receptor as formas pensamentos do emissor (inveja, raiva, preconceitos etc.), sendo muito comum observarmos que muitos chamam de "mau olhado" o efeito das formas pensamentos criadas.

 

Observa-se que estas formas pensamentos são além de energias, energias plásticas; pois quando geradas se plastificam em formatos (formas) variados e correspondentes ao tipo de pensamento emanado.

 

Se forem positivas de fato sentimos suas boas vibrações independente do fator tempo/espaço; se são negativas percebemos ou captamos as vibrações da mesma maneira e podemos percebe-las (já se sentiu mal estando ao lado de alguma pessoa ou lugar? Ou quando comenta sobre determinados assuntos?)

 

Todas essas sensações se dão de acordo com a energia que se emana, reflita aqui, neste ponto sobre si mesmo, seus pensamentos e o que emana, pois o que emana também atrai na faixa das sintonias. Assim, Formas pensamento ou fluidos (escreve-se  e lê-se fluido e não fluído) partem do pensamento e plastificando-se se tornam miasmas, estes de acordo sempre com a fonte (boa ou não).

 

Miasmas podem afetar nossa psicosfera (ou aura) por ser uma emanação eletromagnética, capaz de alterar nosso padrão psíquico, nosso estado emocional e físico do momento.

 

Se estes miasmas forem miasmas deletérios (fluidos negativos) a energia poderá, de acordo com o estado em que nos encontramos, nos acercar e perturbar. Influenciando-nos aos maus pensamentos e atingindo não somente a nós como ao ambiente, carregando-o de negatividade.

 

Para que tal cenário não aconteça devemos estar conscientes de nossos próprios pensamentos e equilibrados com energias boas (nossos bons atos, bons pensamentos, orações servem de bloqueio para as más energias pois vibram em outra faixa, nos distanciando dos efeitos das faixas vibracionais mais baixas ou densas).     

 

O Evangelho no Lar, feito constantemente acaba gerando um bloqueio das formas pensamentos emitidas por outros quando nocivas; por questão de afinidade são formadas barreiras de proteção, em que nossos amigos espirituais nos auxiliam a criar para nosso próprio bem.

 

Outra possibilidade existente é a formação das chamadas larvas astrais. Neste caso a viciação do pensamento negativo (não um simples pensamento negativo, mas um pensamento negativo constante alimentado), são capazes de criá-las. Daí os efeitos são mais nocivos, quem se interessar poderá encontrar material na internet.

 

Escolhi um para o post para exemplificar, a partir da transcrição do livro pscicografado por Chico Xavier pelo Espírito André Luiz, postado no forumespirita.net:

 

Para entender como surgem as larvas astrais vamos continuar com o que diz o instrutor Alexandre a André Luiz, no capítulo 4 do livro Missionários da Luz: "Você não ignora que, no círculo das enfermidades terrestres, cada espécie de micróbio tem o seu ambiente preferido. (...) Acredita você que semelhantes formações microscópicas se circunscrevem à carne transitória? Não sabe que o macrocosmo está repleto de surpresas em suas formas variadas? No campo infinitesimal, as revelações obedecem à mesma ordem surpreendente. André, meu amigo, as doenças psíquicas são muito mais deploráveis. A patogênese da alma está dividida em quadros dolorosos. A cólera, a intemperança, os desvarios do sexo, as viciações de vários matizes, formam criações inferiores que afetam profundamente a vida íntima. Quase sempre o corpo doente assinala a mente enfermiça. A organização fisiológica, segundo conhecemos no campo das cogitações terrestres, não vai além do vaso de barro, dentro do molde preexistente do corpo espiritual. Atingido o molde em sua estrutura pelos golpes das vibrações inferiores, o vaso refletirá imediatamente."

 

Ainda no mesmo capítulo, Alexandre continua: "Primeiramente a semeadura, depois a colheita; (...) Não tenha dúvida. Nas moléstias da alma, como nas enfermidades do corpo físico, antes da afecção existe o ambiente. As ações produzem efeitos, os sentimentos geram criações, os pensamentos dão origem a formas e conseqüências de infinitas expressões. E, em virtude de cada Espírito representar um universo por si, cada um de nós é responsável pela emissão das forças que lança em circulação nas correntes da vida. A cólera, a desesperação, o ódio e o vício oferecem campo a perigosos germens psíquicos na esfera da alma. E, qual acontece no terreno das enfermidades do corpo, o contágio aqui é fato consumado, desde que a imprevidência ou a necessidade de luta estabeleça ambiente propício, entre companheiros do mesmo nível. (...) Cada viciação particular da personalidade produz as formas sombrias que lhe são consequentes, e estas, como as plantas inferiores que se alastram no solo, por relaxamento do responsável, são extensivas às regiões próximas, onde não prevalece o espírito de vigilância e defesa."

 

Como vemos, as larvas astrais surgem dos excessos e desequilíbrios físicos, emocionais e espirituais de toda sorte, pela repetição contínua de uma mesma conduta, física e/ou mental, o que causa o acúmulo de energias mais densas em determinadas regiões do organismo, as quais se organizam na forma de colônias de microorganismos astrais.

 

As consequências são as mais variadas, podendo ir desde problemas físicos, graves ou não, até perturbações espirituais que, se não combatidas a tempo, podem se transformar em sérios distúrbios psíquicos, acarretando sérias complicações para o encarnado, nesta vida e nas próximas. Larvas astrais são bastante "aderentes" e se multiplicam com muita facilidade, bastando, para isso, que se lhes ofereçam as mínimas condições mentais e energéticas.

 

Dependendo da extensão do problema, serão necessárias muitas aplicações energéticas para limpeza, desinfecção e re-harmonização da região afetada, o que pode exigir a atuação de vários aplicadores, em várias sessões, para que estas colônias sejam enfraquecidas e não possam mais se expandir, vindo a desaparecer. Mas, como em qualquer tratamento físico, a colaboração do "paciente" é imprescindível, uma vez que estas larvas são criadas e alimentadas pelas energias geradas pelos seus próprios pensamentos e sentimentos. Assim, além das aplicações energéticas, é necessário que se oriente e conscientize a pessoa sobre como e porque mudar os seus hábitos mentais e as suas atitudes, garantindo que ela mesma não mais oferecerá condições para que estas larvas se instalem e espalhem.

 

Se larvas astrais são criações mentais, geradas a partir de pensamentos e sentimentos desequilibrados, a prevenção se faz, também aqui, pelo equilíbrio e o controle do que pensamos e sentimos. Não há outro meio. Como já dito muitas vezes, sintonia é a "alma" do universo. Tudo funciona segundo as suas leis e só viveremos com aquilo que nós mesmos criarmos ou atrairmos a partir do que geramos dentro de nós."

 

http://www.redeamigoespirita.com.br/m/blogpost?id=2920723%3ABlogPost%3A1008308

 

 

Ficha técnica:

Fonte: Rede Amigo Espírita

Criação da marca - Weyne Vasconcelos

Revisão - Idejane de Melo

Mídias sociais - Marcos Lima Domingues

Colaboração criativa - Filipe de Melo

 

32. As forças motrizes do Universo: o pensamento e a vontade

EDIÇÃO ESPECIAL - PENSAMENTO

CONVERSANDO SOBRE MEDIUNIDADE

32. As forças motrizes do Universo: o pensamento e a vontade

 

Fortaleza, 03 de novembro de 2015

 

 

"Para os Espíritos, o pensamento e a vontade são o que é a mão para o homem."  Kardec, A Gênese, cap. 14 - Os fluídos

 

 

Kardec, por meio dessa frase, demonstra a importância que o pensamento e a vontade têm em nossas vidas. Ao comparar com as mãos do homem, instrumento extremamente utilizado por nós no dia-a-dia, o codificador nos revela sobre a importância que aqueles dois elementos representam na vida dos Espíritos, ou seja, nós. Ou você não se considera um Espírito somente porque neste momento se encontra encarnado?

 

Por meio do pensamento constrói-se a própria vida.

 

Muitas vezes sem que saibamos ou percebamos, de forma inconsciente, estamos lançando nossa criação mental no Universo, no fluído cósmico, onde todos estamos imersos, e assim, sem dar a devida atenção e cuidado, externamos os nossos pensamentos, compartilhando com os outros, encarnados ou não.

 

O Universo traz de volta as modelagens mentais criadas por nós, e dessa forma, damos vida aos nossos pensamentos, alimentando-os insistentemente. E conforme as nossas criações, entramos em sintonia com aqueles que estão na mesma faixa vibratória de sentimentos e emoções, não importando aonde se encontrem e nem em que situação se apresentem, se na matéria ou fora da matéria.

 

Pensamentos positivos constroem realidades saudáveis, enquanto pensamentos negativos constroem realidades doentias, e dessa forma estaremos na companhia daqueles que se encontram na mesma sintonia.

 

O santo indiano, Paramahansa Yogananda nos ensina, no livro Onde Existe Luz: "Mude seus pensamentos, se desejar mudar as circunstâncias da sua vida. Uma vez que é o único responsável por seus pensamentos, somente você poderá mudá-los. Você vai querer fazê-lo, quando compreender que cada pensamento cria as coisas de acordo com a sua própria natureza. Lembre-se de que essa lei atua sempre, e que o que você exibe está sempre de acordo com a espécie de pensamentos que tem habitualmente. Portanto, comece agora a ter apenas os pensamentos que lhe trarão saúde e felicidade." Págs. 115-116

 

Outra força motriz no Universo é a vontade. O pensamento cria, mas é a vontade que dá a intensidade, a sustentação e a satisfação de um desejo. A vontade também dá a direção ao pensamento, atraindo ou repulsando algo na vida.

 

Kardec, na Gênese, no mesmo capítulo citado no preâmbulo desse artigo, nos fala que "Nosso pensamento é um raio que tanto pode conduzir luz edificante como energias deletérias ou destruidoras. Sendo o Pensamento o criador de imagens fluídicas, reflete-se no perispírito como num espelho, tomando corpo e aí se fotografando. Se um homem, por exemplo, tiver a ideia de matar alguém, embora seu corpo material se conserve impassível, seu corpo fluídico é acionado por essa ideia e a reproduz com todos os matizes. Ele executa fluidicamente o gesto, o ato que o indivíduo premeditou. Seu pensamento cria a imagem da vítima e a cena inteira se desenha, como num quadro, tal qual lhe está na mente. É assim que os mais secretos movimentos da alma repercutem no invólucro fluídico. É assim que uma alma pode ler na outra alma como num livro e ver o que não é perceptível aos olhos corporais."

 

Para nossa reflexão: "(...) Assim como nos preocupamos com o valor nutritivo de nossas refeições diárias, deveríamos igualmente considerar o potencial nutritivo do cardápio psicológico que diariamente servimos à nossa mente." Paramahansa Yogananda, Onde Existe Luz. Pág.116

 

 

Glossário:

  • Corpo fluídico - perispírito.
  • Energia deletéria - energia contaminada por pensamentos, sentimentos, emoções e ações doentios, pessimista, negativos.
  • Fluido Cósmico - Os Espíritos ensinam que existem três elementos no Universo: Deus, o Princípio Inteligente e o Fluido Cósmico, este último elemento forma tudo que há no Universo, todos os corpos material e semi material.
  • Imagem fluídica - imagens construída pelo nosso pensamento composta pelos elementos energéticos dos nossos sentimentos. Criações visíveis por algumas pessoas com capacidade de verem no plano material e observadas por Espíritos. Semelhante às imagens projetadas por um datashow, projetor multimídia, cinema etc.
  • Modelagem mental - criações que construímos com os nossos pensamentos. Modelar = dar forma, criar, construir.
  • Perispírito - envoltório fluídico, semi material, corpo fluídico do Espírito, corpo intermediário entre o Espírito e o corpo físico.

 

Ficha técnica:

Texto - Anibal Albuquerque

Criação da marca - Weyne Vasconcelos

Revisão - Idejane de Melo

Mídias sociais - Marcos Lima Domingues

Colaboração criativa - Filipe de Melo


31. Saúde

EDIÇÃO ESPECIAL - PENSAMENTO

CONVERSANDO SOBRE MEDIUNIDADE

31. Saúde

 

A saúde é também um estado d'alma.

Os pensamentos negativos envenenam as célula e comprometem o funcionamento dos órgãos.

Cuidar do corpo não é somente exercitá-lo.

O cérebro é um dínamo gerador de energias.

Quem cede espaço mental para a imaginação doentia, acaba no desequilíbrio.

Toda trama infeliz se articula em silêncio.

Se queres estar sempre bem fisicamente, saneia os teus pensamentos.

Areja as tuas ideias e não conspurques os teus sentimentos.

Não percas tempo com discussões e polêmicas.

Sobretudo, não te permitas mais de uma hora ociosa por dia.

 

 

Ficha técnica:

Fonte: Orai e Vigiai, de Irmão José, psicografia de Carlos  Baccelli

Criação da marca - Weyne Vasconcelos

Revisão - Idejane de Melo

Mídias sociais - Marcos Lima Domingues

Colaboração criativa - Filipe de Melo